A convite da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, a vereadora Alice Carvalho (PSol) participou de uma reunião do colegiado, na última quarta-feira (29), para falar sobre a ameaça de morte e os ataques racistas sofridos por ela. Ambos partiram de um e-mail com domínio nos Estados Unidos. O caso é investigado pela Polícia Civil.
O assunto foi levado à comissão pela deputada estadual Luciana Genro (Psol). Em depoimento online, Alice contou que a ameaça ocorreu um dia após a participação na audiência pública promovida pela comissão externa da Câmara Federal para acompanhar e propor medidas alternativas ao número elevado de feminicídios no Estado. Parlamentar mais votada nas eleições de 2024 e em seu primeiro mandato, a psicóloga disse que não se intimidará com as ameaças.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Independente das ameaças sofridas, não faz parte do nosso horizonte renunciar ou retroceder. Mesmo com as ameaças sofridas, reafirmamos nosso compromisso real com os direitos humanos, com a luta por justiça social, com os direitos dos negros, das mulheres, da comunidade LGBT e com aqueles que sofrem opressão e exploração – frisou.
O presidente da comissão, o deputado Adão Pretto (PT) disse que enviará ofício aos órgãos pedindo atenção especial na apuração.